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Acesso a informação

segunda-feira, 9 de dezembro

Serviços

Em pleno cumprimento da Lei de Acesso à Informação Pública (Lei nº 12.527/2011), a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha coloca à disposição o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, também na formas da Lei Municipal n.º .6.623/2012 e Decreto Municipal n.º 568/2016. Este serviço possibilita a qualquer interessado, desde que preencha a identificação e especificação da informação requerida, acesso a informações dos Órgãos e Entidades Municipais.

SIC - SERVIÇO
DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

É fácil, rápido
e seguro. Utilize!

Utilize o formulário ao lado para entrar em contato conosco. Se preferir, utilize a nossa central de atendimento, no número:
(51) 3662-8400

Atendimento ao cidadão

Av. Borges de Medeiros, 456
E-mail: administrativo@santoantoniodapatrulha.rs.gov.br
Atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h
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Centro de Atenção Psicossocial e Ament – CAPS

Centro de Atenção Psicossocial e Ament – CAPS

O que é o serviço

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Centro de Atenção Psicossocial e Ament – CAPS

Como funciona?

O serviço de saúde mental tem como principal objetivo atender casos onde exista sofrimento psíquico e já tenham sido esgotadas as possibilidades de atendimento na atenção primária.

GRUPOS TERAPÊUTICOS E OFICINAS:

Os serviços contam com grupos e oficinas, que visam proporcionar convivência, interação entre os usuários e trabalhar questões emocionais em grupos e através das propostas coletivas, auxiliar individualmente.
Para participar, todo paciente passar por avaliação da assistente social, que verifica o perfil e o benefício do grupo:
No CAPS: Oficinas de artesanato, arte terapia, grupo para dependentes químicos e alcoolistas e grupos reflexivos;
No Ament: Grupo de luto, grupo de adolescentes e tabagismo (conforme disponibilidade de medicação).

Importante:

Todos os encaminhamentos devem ser feitos por unidades de saúde do SUS (postos, CAPS de outras cidades, hospitais). Os casos mais tranquilos, ficam aguardando matriciamento (estudo dos casos) da saúde mental e são direcionados após a reunião de matriciamento. Casos mais urgentes, equipe da ESF contata coordenação e tem definição imediata da situação. A ideia é evitar que o paciente vá até o CAPS levar o encaminhamento.
—> Casos de abuso/suspeita, após avaliação do CREAS e detectada necessidade de acompanhamento, o CREAS solicita diretamente ao CAPS/Ament e já é marcado atendimento imediatamente.
•O acompanhamento psicológico e psiquiátrico prioriza casos onde exista desregulação emocional e situações interferindo no cotidiano do paciente. Testagens e laudos somente são realizados se o profissional avaliar que existem questões psicológicas ou psiquiátricas eminentes em decorrência destas situações.
•Demandas escolares (ex: dificuldade de aprendizagem) devem ser direcionadas ao CAEE.

Previsão de Prazo para Realização do Serviço?

Como o cidadão pode solicitar esse serviço?

Presencial

No CAPS, a estrutura conta com enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social, psicólogos, médicos especialistas em saúde mental e oficineiros. O CAPS conta ainda com estagiários de psicologia e serviço social. No Ament, a equipe é formada por médicos psiquiatras, psicólogos e assistente social. O trabalho administrativo dos 2 espaços é realizado pela recepção e pela coordenação. O CAPS atende casos mais graves e crônicos. E o Ament, casos moderados. Os casos leves são direcionados para a ESF (Estratégia de Saúde da Família), o popular postinho de saúde, mais próximo da residência do usuário. É importante salientar que devido a alta demanda, muitos casos ficam em lista de espera. Antes de entrar na lista, o caso passa por uma avaliação da equipe, que analisa cada situação individualmente e seu histórico. O CAPS, além das especialidades agendadas (acompanhamento psiquiátrico,psicológico, enfermagem e assistência social) possui o sistema de “portas-abertas”, que funciona como um suporte imediato para as pessoas que estão em sofrimento emocional. No portas-abertas não precisa agendamento e o paciente consegue ser ouvido por um profissional da equipe (conforme disponibilidade) e ser redirecionado. Tal possibilidade não deve ser usada para evitar acesso ao posto de saúde. Este acolhimento também pode ser realizado em qualquer posto de saúde e será encaminhado pela equipe do local, conforme a necessidade avaliada. Ademais, em todos os atendimentos de saúde realizados pela rede, os profissionais podem direcionar o paciente para o serviço de saúde mental, conforme a necessidade observada. O AMENT atende somente com agendamento. Os médicos dos dois serviços só atendem mediante agendamento. Casos urgentes são manejados pela equipe e se necessário, direcionados ao Hospital Municipal. O CAPS também auxilia na fiscalização e no cuidado em Saúde Mental em Comunidades Terapêuticas e Residenciais Terapêuticos.

Requisitos / Documentos necessários

Arquivos

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