O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Em pleno cumprimento da Lei de Acesso à Informação Pública (Lei nº 12.527/2011), a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha coloca à disposição o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, também na formas da Lei Municipal n.º .6.623/2012 e Decreto Municipal n.º 568/2016. Este serviço possibilita a qualquer interessado, desde que preencha a identificação e especificação da informação requerida, acesso a informações dos Órgãos e Entidades Municipais.
Utilize o formulário ao lado para entrar em contato conosco. Se preferir, utilize a nossa central de atendimento, no número:
(51) 3662-8400
Av. Borges de Medeiros, 456
E-mail: administrativo@santoantoniodapatrulha.rs.gov.br
Atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Localize no Mapa
O serviço de saúde mental tem como principal objetivo atender casos onde exista sofrimento psíquico e já tenham sido esgotadas as possibilidades de atendimento na atenção primária.
GRUPOS TERAPÊUTICOS E OFICINAS:
Os serviços contam com grupos e oficinas, que visam proporcionar convivência, interação entre os usuários e trabalhar questões emocionais em grupos e através das propostas coletivas, auxiliar individualmente.
Para participar, todo paciente passar por avaliação da assistente social, que verifica o perfil e o benefício do grupo:
No CAPS: Oficinas de artesanato, arte terapia, grupo para dependentes químicos e alcoolistas e grupos reflexivos;
No Ament: Grupo de luto, grupo de adolescentes e tabagismo (conforme disponibilidade de medicação).
Importante:
Todos os encaminhamentos devem ser feitos por unidades de saúde do SUS (postos, CAPS de outras cidades, hospitais). Os casos mais tranquilos, ficam aguardando matriciamento (estudo dos casos) da saúde mental e são direcionados após a reunião de matriciamento. Casos mais urgentes, equipe da ESF contata coordenação e tem definição imediata da situação. A ideia é evitar que o paciente vá até o CAPS levar o encaminhamento.
—> Casos de abuso/suspeita, após avaliação do CREAS e detectada necessidade de acompanhamento, o CREAS solicita diretamente ao CAPS/Ament e já é marcado atendimento imediatamente.
•O acompanhamento psicológico e psiquiátrico prioriza casos onde exista desregulação emocional e situações interferindo no cotidiano do paciente. Testagens e laudos somente são realizados se o profissional avaliar que existem questões psicológicas ou psiquiátricas eminentes em decorrência destas situações.
•Demandas escolares (ex: dificuldade de aprendizagem) devem ser direcionadas ao CAEE.
Rua Cel José Maciel, 167, cidade alta, Santo Antônio da Patrulha.
8h às 12h e 13h às 17h