Nesta terça (2), ocorreu a cerimônia de formatura da primeira turma de agentes mirins da Defesa Civil de Santo Antônio da Patrulha. Participaram do projeto cerca de 27 alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Machado dos Santos. O ato foi realizado na Sala Lumi, no Polo Universitário Santo Antônio.
O projeto é uma iniciativa conjunta das Secretarias Municipais da Educação (SEMED) e Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da EMEF Manoel Machado e da Universidade Feevale, através do projeto LAVURS.
A formação dos agentes mirins foi desenvolvida ao longo do ano letivo e teve como objetivo preparar os estudantes para atuarem como multiplicadores de conhecimentos essenciais à prevenção de riscos decorrentes das mudanças climáticas. Foram realizadas diversas atividades e produzidos materiais de educação ambiental, promovendo a conscientização sobre fatores de risco que contribuem para a ocorrência de desastres ambientais.
“Durante todo o projeto, nós aprendemos muitas coisas importantes. Fizemos uma simulação de combate a incêndio usando a mangueira de água no Corpo de Bombeiros; aprendemos primeiros socorros e até como ajudar uma pessoa engasgada. Tivemos palestras que nos ensinaram sobre o que é e como funciona o saneamento básico da cidade, sobre os desastres naturais, e entendemos a diferença entre inundação, enchente e alagamento. Também fizemos o nosso plano de fuga, desenhando a planta da nossa casa e pensando no caminho mais seguro em caso de emergência. Hoje sabemos que podemos cuidar melhor de nós mesmos, da nossa família e da nossa comunidade. E isso nos deixa muito orgulhosos”, destacou a aluna Manuella Kleinkauf, escolhida pelos colegas como oradora da turma.
Estiveram presentes o prefeito Rodrigo Massulo, o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Joel Cardoso, a secretária municipal da Educação, Silvani Ramos, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Miguel Evair Oliveira, a coordenadora do projeto LAVURS, Danielle Martins, e a educadora ambiental da SEMAM, Márcia Santos, além das equipes da EMEF Manoel Machado dos Santos e da comunidade escolar de Arroio da Madeira.








