Na última quinta (14), aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal (COMDEPA). Criado por meio da Lei nº 10.615, o COMDEPA nasce com a missão de acompanhar, fiscalizar e sugerir políticas públicas voltadas ao bem-estar animal no município.
“A criação do Conselho é mais um resultado da atenção da Administração Municipal às pautas de proteção animal, mesmo não havendo exigência legal obrigando sua implementação. Trata-se de um avanço importante para fortalecer o diálogo, aprimorar ações e garantir que o tema seja tratado com responsabilidade e participação social”, destacou a diretora do Setor de Bem Estar Animal da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), Nicolly Teles.
O Conselho é composto por representantes de diferentes setores da sociedade, garantindo pluralidade e compromisso técnico. São eles:
– Adriano Rocha (SEMAM)
– Manuela Abrahão (representante dos Médicos Veterinários)
– Nicolly Teles (SEMAM)
– Jordana Pereira (OAB)
– Dirceu Machado (SEMAM)
– Sandro Souza (Secretaria da Saúde)
– Marnei Consul (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social)
– Francielli Messagi (Secretaria da Educação)
– Luciane Souza (ONG 4 Patas)
– Germano Bemfica (OAB)
Durante o encontro, também foi eleita a mesa diretora:
– Presidente: Germano Bemfica
– Vice-Presidente: Sandro Souza
– Secretária: Nicolly Teles
Além disso, foram definidos os primeiros focos de atuação, entre eles a promoção da educação ambiental, considerada essencial para o avanço das políticas de bem-estar animal em Santo Antônio da Patrulha.
O COMDEPA inicia seus trabalhos com o compromisso de construir, junto à comunidade e às instituições representadas, um município cada vez mais consciente e responsável no cuidado com os animais.
Nossa cidade segue avançando!







