Na última sexta (22), o prefeito Rodrigo Massulo recebeu a gerente de Educação do SESI-RS, Sônia Bier, e o gerente-geral de Operações da Divisão de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-RS, Marcio Basotti, para tratar da ampliação da oferta de cursos de formação profissional no município.
“Atualmente, as empresas instaladas em Santo Antônio da Patrulha enfrentam dificuldades com a falta de mão de obra qualificada. Setores como o metalmecânico, moveleiro e a indústria de doces já sentem carência de trabalhadores, e essa demanda tende a crescer ainda mais com a chegada de novos empreendimentos ao município nos próximos meses, que devem abrir cerca de 600 novas oportunidades de trabalho”, destacou o prefeito.
Entre as propostas em estudo, estão cursos de soldador, panificação, confeitaria, costura industrial e automação, a serem ofertados por meio de unidades móveis do SENAI, além da possibilidade de implantação de programas que integrem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com qualificação profissional.
Com o apoio do Polo Universitário Santo Antônio e da FURG-SAP, que vêm reunindo informações junto aos empreendedores locais, a Prefeitura busca alinhar a formação profissional às necessidades do mercado. “Nosso compromisso é apoiar quem quer trabalhar e empreender em Santo Antônio. Estamos unindo forças com SESI, SENAI, ACISAP, FURG e Polo para ampliar a qualificação dos patrulhenses e preparar a cidade para os investimentos que estão chegando”, reforçou Rodrigo Massulo.
Também participaram da reunião o vice-presidente da ACISAP, Vinicius Carvalho, a gerente administrativa da ACISAP, Beatriz Marques, o diretor do campus FURG-SAP, Antônio Valente, a diretora do Polo SAP, Franciele Krumenauer, o chefe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Gregório Reis, e a servidora da Secretaria Municipal da Educação, Natália Oliveira.
Nossa cidade segue avançando!