Santo Antônio da Patrulha agora tem um Fundo Municipal de Cultura
Um passo histórico para o fortalecimento da política cultural do nosso município foi dado nesta semana, com a criação do Fundo Municipal da Cultura (FMC).
Com CNPJ próprio, o FMC permitirá a captação de recursos em outras esferas de governo, a realização de editais públicos e o fomento a projetos culturais, bolsas e trajetórias artísticas.
A novidade substitui o antigo FUNDECULTUR — fundo coletivo criado em 1996 para cultura, turismo e esportes — que não possuía CNPJ. Agora, a cultura passa a contar com um fundo exclusivo, e a Prefeitura solicitará a criação de fundos separados também para as demais áreas.
O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Canário, comemorou a conquista: “Desde a execução da Lei Paulo Gustavo, em 2023, vínhamos dialogando com o Ministério da Cultura sobre a necessidade de um fundo exclusivo. Neste ano, fomos habilitados num edital do Governo do Estado para co-investimento em eventos culturais populares, mas o repasse só será possível com um fundo com CNPJ. Portanto, a criação do nosso Fundo Municipal é uma vitória para a cultura patrulhense, pois abre caminho para recebermos recursos antes inacessíveis”.
O FMC já integra o Sistema Municipal de Cultura, que está cadastrado no Sistema Estadual e em processo de novo registro no Sistema Nacional de Cultura.
Viva a cultura de Santo Antônio da Patrulha!