Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

SEMED

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - SEMED

 

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA – PDDE – FNDE – MEC: Recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE / MEC e também pela Prefeitura Municipal, com repasse diretamente para as Unidades Executoras das Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental, tendo por base o número de alunos registrado no Censo Escolar, com data base na última quarta feira do mês de maio de cada ano.

 

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR FNDE: Programa financiado pelo FNDE e participação da Prefeitura Municipal/unidade executora que destina recursos financeiros para a Alimentação Escolar da Educação Infantil, Creche, Pre-Escola Ensino Fundamental e Entidades Filantropicas, tendo por base o numero de alunos do Censo Escolar .

 

PAR - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS, desenvolvido pelo Ministério da Educação e realizado pela Secretaria Municipal da Educação.

-repasse de recursos e ações para as Secretarias, através de Programas:

Programa Proinfância-PAR: Programa do MEC que destina recursos para a Educação, através do qual foi construída e mobiliada a EMEI Moranguinho, na Rua Senador Alberto Pasqualine, Cidade Alta.

Construção e aquisição de mobiliários: Programa Federal  que destina recursos para aquisição de mobiliários escolares, através de adesão a Ata de Registros de preços do FNDE.

Quadras escolares: Programa Federal que destina recursos para construção de quadras escolares ou cobertura de quadras escolares já existentes.

 

TRANSPORTE ESCOLAR: Repasse de Recursos: Programa Estadual de apoio ao Transporte Escolar, o que atende 985 alunos da Rede Municipal e 1.910 alunos da Rede Estadual.

Caminhos da Escola: Aquisição de veículos para o Transporte Escolar.

 

PROGRAMA EDUCACENSO MEC/INDEP: Programa de coleta de dados da situação dos alunos e das escolas, que serve de base para todos os repasses de recursos financeiros do MEC para a Educação.

 

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO MEC: Programa financiado pelo Ministério da Educação e com apoio financeiro e estrutural do município, tem como objetivo dar suporte pedagógico a escolarização no que se refere a aprendizagem dos alunos. São desenvolvidas atividades no contra-turno a sua série com Monitoria de pessoas vinculadas a comunidade nas mais diversas áreas, tais como Cultura, Esporte, Comunicação, Acompanhamento Pedagógico, Meio Ambiente, etc. O município conta com 960 alunos atendidos em turno integral.

 

PROGRAMA MAIS CULTURA – MEC: Mais cultura é um programa interministerial, que busca incentivar a prática cultural entre as escolas e as comunidades, através da parceria com agentes culturais, professores, pais e alunos. Três escolas do município tiveram projetos aprovados e irão realizar o programa: EMEF Antônio Laureano da Cunha Filho,  EMEF José Inácio Machado Ramos e EMEF Nercy Rosa. Há uma previsão de envolvimento de 150 pessoas entre agentes culturais, alunos, professores e pessoas das comunidades.

 

PROGRAMA DE FREQUENCIA ESCOLAR-MDS (BOLSA FAMÍLIA): Este Programa é uma das condicionalidades da educação dentro do Programa Bolsa Familia, que se refere à distribuição de listagens com nomes das crianças beneficiárias às escolas para a coleta de dados da frequência escolar dos alunos que tem o benefício. O município possui 1.863 alunos com freqüência monitorada bimestralmente.

 

PROGRAMA: “EDUCA SANTO ANTÔNIO” FORMAÇÃO CONTINUADA

Programa de formação continuada para professores alfabetizadores: Programa desenvolvido através da adesão ao Programa Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, do Ministério da Educação, onde Orientadores de Estudos da rede municipal estão sendo capacitados pela Universidade Federal de Pelotas (200 horas por ano) e desenvolvem curso de formação continuada aos Professores Alfabetizadores. O Programa disponibiliza Livros de Formação aos Alfabetizadores e Acervos de Literatura e Obras Complementares, os quais foram constituídos Cantinhos de Leitura nas Salas de Aula de todas as escolas para o 1º, 2º e 3º ano, além de avaliações para as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamenal.

Projeto incentivadores de leitura: Desenvolvido pelos Professores/Incentivadores de Leitura nas Bibliotecas Escolares e Cantinhos da Leitura, nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que tem como objetivo desenvolver ações, visando o incentivo e hábito pela leitura prazerosa contribuindo para a aprendizagem dos alunos. São realizadas reuniões mensais, oficinas e ações periódicas na Escola.

Mostra de ciências e do conhecimento: Projeto desenvolvido em parceria da Secretaria Municipal da Educação e FURG-Campus Santo Antônio, que tem por objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

 

CAEE – CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: Atendimento aos alunos com necessidades específica, através de um conjunto de profissionais especializados como: fonoaudiólogo, psicológico, psicopedagógico, pedagógico, neurológico, serviço social, profissional em Braille, educação especial. O município atende 185 alunos.

 

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO): Complemento ou suplemento à formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos e estratégias que eliminam as barreiras para a sua participação na sociedade e desenvolvimento da aprendizagem. Atende, semanalmente, 140 alunos da Rede Municipal, que possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, ou com altas habilidades, superdotação.

 

PROGRAMA PROINFO: Recursos do MEC para aquisição de laboratório de Informática e lousas digitais. O município possui laboratório de informática em 16 Escolas de Ensino Fundamental.

 

PROGRAMA PRONACAMPO: Recurso Federal direto às escolas, equipamentos e materiais pedagógicos e lousas digitais em 11 Escolas do campo.

 

PROGRAMA AABB COMUNIDADE: Projeto que visa atender no contra-turno, alunos das escolas públicas de Santo Antonio da Patrulha que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O projeto, atualmente, atende 96 alunos e possui atividades nas áreas de saúde integral; leitura, escrita, informática, música, capoeira, cuidado sócio ambiental, dança, jiu-jitsu e banda.

 

PROJETO PREFEITO E VICE-PREFEITO POR UM DIA: O Evento Municipal Prefeito e Vice-Prefeito Por Um Dia, tem como objetivo propiciar aos alunos da rede pública de nosso município o conhecimento das atividades administrativas do Poder Executivo. O mesmo é realizado durante a semana do município, no mês de abril.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha