Confira dicas para o correto descarte de resíduos

30/09/2022

🗑️ Diversos itens e produtos utilizados no nosso dia a dia necessitam de atenção especial para o seu adequado descarte. Neste sentido, confira estas dicas do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM):

🪫💡 Materiais como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias possuem em sua composição substâncias tóxicas e, portanto, não devem ser descartados na coleta comum.

📲🖥️📺 O resíduo eletrônico, tal como celulares, computadores, televisões e basicamente qualquer equipamento que funciona a base de energia elétrica, também deve ser descartado com cuidado, pois contém metais pesados na sua composição.

💻🔋 O resíduo eletrônico e os descartes de pilhas, baterias e lâmpadas são objeto de coleta especial, seja em pontos distribuídos na cidade, seja por demanda, mediante solicitação do contribuinte ao Departamento de Resíduos Sólidos.

🚮 Outro resíduo que requer atenção especial é o óleo de cozinha. Recomendamos o acondicionamento em garrafas plásticas para o descarte. O contribuinte pode realizar esse descarte, gratuitamente, na SEMAM, que dispõe de coletor específico para este fim.

🚚 A coleta comum, disponibilizada duas vezes por semana, e a coleta seletiva, realizada uma vez por semana, também demandam cuidados especiais. Em primeiro lugar, é fundamental realizar a separação em porções seca, a ser recolhida pela coleta seletiva, e úmida, que vai para a coleta comum. Também é importante que os resíduos estejam em sacolas plásticas ou em caixas de papelão, o que colabora para um recolhimento rápido e seguro para os coletores.

📞📧 O Departamento Municipal de Resíduos Sólidos está à disposição para o esclarecimento de dúvidas e para solicitações de coleta. O contato pode ser feito pelo fone (51) 3662.8441, pelo e-mail residuos.pmsap@gmail.com ou pessoalmente, na SEMAM, localizada na Avenida Borges de Medeiros, nº 257, bairro Cidade Alta.

📍 Reclamações a respeito da coleta de resíduos devem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal, pelo whatsapp 99806.9179, fone 3662.8424 ou pelos e-mails ouvidoria@pmsap.com.br e ouvidoriapmsap@gmail.com

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM