Confira dicas para o correto descarte de resรญduos

30/09/2022

๐Ÿ—‘๏ธ Diversos itens e produtos utilizados no nosso dia a dia necessitam de atenção especial para o seu adequado descarte. Neste sentido, confira estas dicas do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM):

๐Ÿชซ๐Ÿ’ก Materiais como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias possuem em sua composição substâncias tóxicas e, portanto, não devem ser descartados na coleta comum.

๐Ÿ“ฒ๐Ÿ–ฅ๏ธ๐Ÿ“บ O resíduo eletrônico, tal como celulares, computadores, televisões e basicamente qualquer equipamento que funciona a base de energia elétrica, também deve ser descartado com cuidado, pois contém metais pesados na sua composição.

๐Ÿ’ป๐Ÿ”‹ O resíduo eletrônico e os descartes de pilhas, baterias e lâmpadas são objeto de coleta especial, seja em pontos distribuídos na cidade, seja por demanda, mediante solicitação do contribuinte ao Departamento de Resíduos Sólidos.

๐Ÿšฎ Outro resíduo que requer atenção especial é o óleo de cozinha. Recomendamos o acondicionamento em garrafas plásticas para o descarte. O contribuinte pode realizar esse descarte, gratuitamente, na SEMAM, que dispõe de coletor específico para este fim.

๐Ÿšš A coleta comum, disponibilizada duas vezes por semana, e a coleta seletiva, realizada uma vez por semana, também demandam cuidados especiais. Em primeiro lugar, é fundamental realizar a separação em porções seca, a ser recolhida pela coleta seletiva, e úmida, que vai para a coleta comum. Também é importante que os resíduos estejam em sacolas plásticas ou em caixas de papelão, o que colabora para um recolhimento rápido e seguro para os coletores.

๐Ÿ“ž๐Ÿ“ง O Departamento Municipal de Resíduos Sólidos está à disposição para o esclarecimento de dúvidas e para solicitações de coleta. O contato pode ser feito pelo fone (51) 3662.8441, pelo e-mail residuos.pmsap@gmail.com ou pessoalmente, na SEMAM, localizada na Avenida Borges de Medeiros, nº 257, bairro Cidade Alta.

๐Ÿ“ Reclamações a respeito da coleta de resíduos devem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal, pelo whatsapp 99806.9179, fone 3662.8424 ou pelos e-mails ouvidoria@pmsap.com.br e ouvidoriapmsap@gmail.com

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM