Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Caminho de Santiago em Santo Antônio da Patrulha

imagem-pagina

 Caminho Gaúcho de Santiago

O Caminho Gaúcho de Santiago foi inaugurado no dia 19 de outubro de 2014 e foi escolhido pelo Cônsul Espanhol José Pablo Aguilar pela semelhança do local com o caminho da Espanha.

O percurso é todo sinalizado por placas azuis, setas amarelas e conchas (vieiras), que indicam o caminho a ser percorrido. A sinalização permite que o trajeto seja realizado pelos caminhantes em qualquer dia.

O trajeto assemelha-se aos últimos 100 km do caminho espanhol e tem dois pontos de partida que podem ser feitos de acordo com o desejo do caminhante: com 12 km ou 18 km. O ponto de encontro para a caminhada é a Praça Arquipélago dos Açores (em frente à Igreja Matriz), de onde os participantes seguem de ônibus até a RS-030. Para fazer o traçado mais curto o início é na localidade de Montenegro,  na Parada 197. Chegando no local seguem pela estrada Floriano Silveira Ramos, Estrada Boa Vista, localidade de Palmeira do Sertão, até a Rua Adolfo Kreck Filho (em frente ao Parque da Guarda), Rua Ângelo Tedesco, Rua João Pedroso da Luz, Av. Borges de Medeiros, até a Rua Padre Izidoro Resck, retornado à Igreja Matriz Santo Antônio (mesmo local da partida), onde será encerrado o percurso. Para o fazer o percurso mais longo, criado em 2018, que possui 19 km, o início é em frente à antiga AGASA, na localidade de Ilha, na Parada 209.

A caminhada pode ser realizada de forma individual ou em grupo, a pé, a cavalo ou de bicicleta e, ao final, o participante que completar o percurso recebe o Certificado de Peregrino.

Durante todo o trajeto, os caminhantes são brindados com paisagens indescritíveis, que retratam a zona rural do município e seus costumes, além de mostrar as belezas naturais e uma vista invejável da Lagoa dos Barros.

Para informações, os caminhantes devem entrar em contato com a Secretária Municipal da Cultura, Turismo e Esportes pelo e-mail cultura@pmsap.com.br, ou pelos fones (51) 3662-8560 ou (51) 3662-8559. O horário de atendimento da Secretaria é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para agendamento e inscrições, interessados devem entrar em contato com a Agência de Turismo Receptivo Elos Travel, pelo e-mail atendimento@elostravel.com.br ou pelos fones (51) 3662.2061 ou (51) 3141.4877. O horário de atendimento da agência é das 8h às 12h das 13h às 17h.

Os caminhantes também podem fazer suas inscrições diretamente no site da agência, por meio do link: 

 

INSCRIÇÕES PARA A CAMINHADA

Boa caminhada!

Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes

Fotos: Jaime Müller

imagem-pagina imagem-pagina

Downloads

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha