Vamos conhecer um pouco mais sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)?

12/04/2023

As ações do PSE devem estar inseridas na proposta pedagógica da escola, levando-se em consideração a diversidade sociocultural, a autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas, bem como a disponibilidade das equipes de saúde.

Atualmente 13 ações são trabalhadas no PSE:
Saúde ambiental;
Promoção da atividade física;
Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
Promoção da cultura de paz e direitos humanos;
Prevenção das violências e dos acidentes;
Prevenção de doenças negligenciadas;
Verificação da situação vacinal;
Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST;
Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas;
Saúde bucal;
Saúde auditiva;
Saúde ocular.
Prevenção à Covid-19.

Hoje vamos falar sobre a verificação da situação vacinal:
Em 2019, o PSE inovou na verificação da situação vacinal. Para garantir a plena execução do Programa Nacional de Imunização (PNI) em nosso município, as escolas passaram a solicitar atestado de regularidade vacinal, documento fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), para realizar as matrículas e rematrículas.
Essa medida proporcionou um aumento expressivo das imunizações nas crianças patrulhenses, essenciais para efetiva prevenção de inúmeras infecções, incentivando que todos estejam com sua vacinação em dia.
Em virtude da importância da questão, o Município de Santo Antônio da Patrulha promulgou a LEI MUNICIPAL Nº 9.002, DE 29/11/2021 que institui a obrigatoriedade da apresentação de declaração de regularidade vacinal no momento da matrícula escolar, e dá outras providências, prova da consciência e sensibilidade da atual Administração no tocante aos assuntos ligados à saúde da população.
Acredite na Saúde!

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA