Uma nova ação voltada para o planejamento familiar foi implementada pela Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA).

05/09/2023

A partir de agora, as mulheres que se enquadrarem nos perfis definidos pelo Protocolo da Enfermagem, poderão receber um implante contraceptivo. Trata-se de um meio para prevenção de uma gestação não planejada. O método possui longa duração, cerca de três anos, consistindo em um pequeno dispositivo flexível inserido sob a pele da mulher, geralmente no braço.
Na última segunda (4), o secretário municipal da Saúde, Toninho Selistre, e a responsável técnica da Enfermagem da SEMSA, enfermeira Daniela Hablich, responsável pela condução da ação, apresentaram o programa para o prefeito Rodrigo Massulo.
“Todas as mulheres interessadas podem se candidatar ao implante, mas, nesse primeiro momento, estão sendo priorizadas adolescentes em situação de vulnerabilidade social, pois este é um público que apresenta índices de gravidez bastante elevados no município. Mulheres portadoras de HIV também são consideradas público prioritário nesta primeira fase da campanha”, informou Daniela.
O planejamento familiar é um direito de todos e a Secretaria Municipal da Saúde tem oferecido meios para colaborar com as famílias nesse processo. Procure a unidade de saúde do seu bairro ou localidade e busque informações para acessar essas políticas. Este é um direito seu.
Acredite na Saúde!

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA