Uma comitiva patrulhense liderada pelo prefeito Rodrigo Massulo esteve, na tarde desta terça (21), reunida com o prefeito de Osório, Roger Caputi, para discutir a situação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

23/11/2023

Segundo Massulo, o resultado da conversa foi bastante positivo. “Quero agradecer a receptividade e a disponibilidade do prefeito Roger e dos vereadores de Osório em nos receber. Nossos municípios estão alinhados no desejo de que a ETE somente passe a operar após a realização de todos os estudos necessários. Não somos contra a estação, mas queremos que os impactos ambientais da mesma sejam corretamente avaliados pelos técnicos dos dois municípios antes de qualquer autorização para seu funcionamento.”, enfatizou.

O encontro foi intermediado pelos vereadores Valtair Andrade e Ricardo Pires. Como resultado, ficou definida a criação de um grupo coordenado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio (SEMAM) e pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária de Osório, que vai elaborar soluções alternativas de despejo. As ideias serão apresentadas a CORSAN em busca de resolver a questão em definitivo, sem prejuízos para o meio ambiente, para a Lagoa e para nenhum dos dois municípios.

Além do prefeito e dos vereadores, também integraram a comitiva que esteve em Osório o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cassius Peixoto, a Secretária Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Jassira Castro, os vereadores Sérgio Airoldi, Jacira Santos, Samuel Souza, Gabriel Diedrich e Valdir Portal, a presidente da ACISAP, Andréia Peixoto dos Santos, o presidente da OAB SAP, Julio Sant’Anna, a presidente do IDEAAS, Ana Clara Maciel, e o assessor jurídico da Prefeitura, Luciano Amorim, dentre outros membros da comunidade local e da sociedade civil dos dois municípios preocupados em encontrar soluções para o problema.

Acredite na preservação ambiental!

Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Gabinete do Prefeito