Situação da Lagoa dos Barros une instituições patrulhenses

30/09/2022

Situação da Lagoa dos Barros une instituições patrulhenses.
Numa ação conjunta em favor do balneário, a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da patrulha (ACISAP), a subseção de Santo Antônio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS) e a comunidade local, estão promovendo o movimento “Lagoa Viva”.

O objetivo é chamar a atenção da Justiça e da sociedade, para que sejam mantidas as decisões judiciais que determinaram que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Osório somente opere após apresentação de estudos científicos e técnicos da Universidade do Rio de Janeiro, bem como de perícia judicial, esta última já designada pelo Poder Judiciário de nossa cidade.

De acordo com o assessor jurídico da Prefeitura, Luciano Amorim, a mobilização busca “conscientizar a comunidade para que acompanhe e fiscalize o que está acontecendo no âmbito administrativo e judicial, sobre o licenciamento ambiental da ETE, a fim de proteger os recursos ambientais atingidos, em especial, a Lagoa dos Barros, uma vez que a Estação não possui licença de operação. Também há que se recordar que a ETE já causou graves danos ao local”, relata Amorim.

As entidades e lideranças envolvidas esperam impactar toda a sociedade patrulhense, incluindo outras instituições e a imprensa, buscando fazer ecoar este grito de socorro por nossa Lagoa. O primeiro passo nessa direção já foi dado, com a confecção de faixas contendo o nome do movimento seguido do slogan “Não ao despejo de dejetos na Lagoa dos Barros. Sim à preservação do nosso patrimônio”.

Acredite na nossa cidade!

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito  Procuradoria Geral do Município