Servidores da atenção primária participam da oficina “Implementação das Ações de Vacinação no Processo de Microplanejamento”

14/09/2023

Em parceria entre 18ª Coordenadoria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), os servidores que atuam na Atenção Primária no município participaram da oficina “Implementação das Ações de Vacinação no Processo de Microplanejamento”, no Polo Universitário Santo Antônio, na tarde desta terça (12).
A coordenadora da Atenção Primária da 18ª Coordenadoria, Fernanda Oliveira, apresentou a metodologia, que deve ser aplicada em todas as ações de vacinação desenvolvidas no Estado, para mapeamento de risco e identificação de territórios suscetíveis à reintrodução de doenças preveníveis com a imunização. Ainda foram passadas orientações sobre ampliação da cobertura vacinal, busca ativa de não vacinados, monitoramento e avaliação de indicadores de efetividade.
O Microplanejamento para Ações de Vacinação de Alta Qualidade (MVAQ) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com foco em ampliar a cobertura vacinal no Estado e capacitar os municípios para criação de estratégias e detecção de problemas relacionados ao esquema vacinal.
Também estiveram presentes à atividade os secretários municipais da Saúde de Santo Antônio, Toninho Selistre, de Caraá, Davi Fraga, e o coordenador da Vigilância em Saúde do nosso município, Luiz Rogerio Gomes.
Acredite na Saúde!

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA