Serviço de Inspeção Municipal informa dicas para compra e consumo de ovos

08/09/2022

O ovo é um dos alimentos mais consumidos do mundo. O valor acessível e suas qualidades nutricionais são os motivos deste produto ser um dos queridinhos da população. Apesar da popularidade e da versatilidade, é preciso cuidado na hora da compra, para assegurar todos os benefícios sem riscos à saúde.
Os cuidados necessários de controle de qualidade começam no setor produtivo, nas granjas, que devem seguir todas as normas de higiene e de sanidade animal.
Na hora da aquisição, é necessário checar se os ovos estão com a casca suja, quebrados ou trincados. Também é importante observar se há, na embalagem, o selo do serviço de inspeção (SIM, SIE ou SIF).
Depois da compra, é preciso cuidado com o armazenamento. Os produtos devem ser mantidos em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente na geladeira. Os ovos não devem ficar armazenados na porta da geladeira, pois a movimentação pode trincar a casca e permitir a contaminação por microrganismos. Além disso, o alimento não deve ser lavado antes de armazenado, para não perder a película protetora contida em sua casca, que protege contra a contaminação por microrganismos. O ideal é lavar os ovos somente no momento do preparo.
Para mais informações, entre em contato pelo fone 3662.8415 ou pelo e-mail simsap.semam@gmail.com.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia