Seminário de Educação apresenta Programa de Formação Continuada para professores municipais

31/07/2017

A volta à rotina escolar, após o recesso, foi marcada por um momento de integração e inspiração para os professores do Ensino Fundamental da rede municipal de Santo Antônio da Patrulha.

Na manhã desta segunda-feira (31/07), no Qorpo Santo, a secretária municipal da Educação, Dalva Provenzi de Carli deu as boas vindas aos docentes e falou sobre o programa de Formação Continuada, que será realizado em parceria com a FURG/Campus SAP e com o Polo Universitário. “O processo de formação de professores iniciou há um bom tempo em Santo Antônio da Patrulha, e agora estamos iniciando um novo caminho, pois o aprender deve ser contínuo. Acredito no potencial e no protagonismo de cada um de vocês, professores. Mas, só acredito na qualidade da educação com a formação”, disse a secretária.

A coordenadora do Polo Universitário/SAP, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e o diretor da FURG/Campus de Santo Antônio da Patrulha, Antônio Valente comentaram a importância do acesso aos cursos de graduação e especialização para a qualificação dos professores do município e da região. Eles se colocaram à disposição dos docentes na busca de aprendizado, com o intuito de oferecer o melhor aos alunos.

A Profª. Drª Darlene Webler, que atua no Campus FURG/SAP, apresentou o Programa de Formação Continuada que buscará melhorar a qualidade da Educação Básica em Santo Antônio, nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como temática central: educação, pesquisa, docência e inovação.

A manhã ainda contou com a palestra do Prof. Dr. Pedro Roque Giehl, da Fundação Liberato de Novo Hamburgo. Ele proferiu a palestra “Educação, Cidadania e Inovação nos contextos pós modernos – desafios e perspectivas. De acordo com Giehl  “a grande tarefa dos profissionais da educação é voltar a acreditar na capacidade do ensino, não ter medo de educar. Sermos profissionais, nos atualizarmos, sermos criativos para formarmos estudantes co-criativos, comprometidos com a mudança que o mundo precisa”, comentou.

Durante a tarde, os professores do 1º ao 5º ano e Pré-Escola participaram da roda de conversas: “O que podemos mudar na escola que não muda?”, com as professoras Ana Cristina Ritter Rauta da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo e Gisele Susan Giacomim - Projeto EDUCOM.

Já os professores dos Anos Finais puderam conferir a palestra “Desafios de Processos de Aprendizagem nos Anos Finais” – Prof. Dra. Darlene Webler e Prof. Dra. Raquel Milani.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PMSAP