Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece nos dias 1º a 7 de agosto

02/08/2022

👶 Nesta semana é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), entre os dias 1º e 7 de agosto. A ação é parte do mês do Aleitamento Materno no Brasil, conhecido como Agosto Dourado.

👩‍👧 A campanha aborda a amamentação como uma estratégia de desenvolvimento sustentável pós-pandemia, melhorando a nutrição, garantindo a segurança alimentar do bebê e contribuindo para a redução das desigualdades sociais.

🏫 Neste contexto, se faz fundamental a parceria entre instituições de ensino e famílias, para que o aleitamento seja mantido quando a criança passa a frequentar a escola. Para isso, devem ser acolhidas as mães que tem disponibilidade de, durante o dia, amamentar seus bebês. Enfatizando esse ponto, a Secretaria Municipal da Educação (SEMED) realizou uma série de fotos de mães de alunos das escolas infantis do município, em nome de enfatizar essa prática.

👥Caso não seja possível o acolhimento da mãe, a escola pode receber e armazenar o leite materno, disponibilizando para as crianças ao longo do dia. Essas atitudes incentivam a continuidade da amamentação.

🥛 Por meio do leite materno, a criança recebe todos os nutrientes para o seu adequado desenvolvimento, além do fortalecimento das funções imunológicas, auxiliando na prevenção de doenças.

🍼 A recomendação do Ministério da Saúde é que os bebês sejam amamentados exclusivamente com o leite materno até completarem seis meses. Após essa idade, deve ser iniciada a alimentação complementar. Neste caso, a recomendação é que se mantenha o aleitamento até pelo menos o segundo ano de vida da criança.

📄 Aproveitando as comemorações, a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), divulgaram nova Nota Técnica, abordando o papel das escolas infantis no apoio e promoção da amamentação, na correta manipulação do leite materno, bem como na introdução alimentar complementar e saudável, dentre outras questões fundamentais nesse sentido.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED