Secretário Joy conversa com vereadores sobre projetos da Saúde

13/02/2019

O secretário municipal da Saúde, Joy Silva se reuniu com vereadores para apresentar resultados e discutir sugestões para área, nesta segunda-feira (11/02).

Segundo Joy, as mudanças implantadas no Posto de Saúde Central visam a melhoria do atendimento e foram preconizadas pelo projeto de planificação da Saúde do Estado. Ele conta que a Planificação foi iniciada em 2017, com um trabalho piloto no Posto do bairro Menino Deus, sendo referência para outras cidades gaúchas. “Iniciamos o processo nesta unidade e nossa meta e concluir a planificação em todos os postos, conta.”

O secretário também falou sobre as alterações nas recepções do Posto de Saúde Central, que resultaram de um trabalho conjunto com a FURG – Universidade Federal do Rio Grande, que segundo ele, irá qualificar especialmente o acolhimento. “Ainda estamos em fase de adaptação, mas é algo que certamente vai melhorar a forma de receber e encaminhar o paciente ao local correto, com orientação adequada, diferente com o que muitas vezes ocorria, quando tínhamos acessos diversos".

Joy anunciou que as obras do Posto de Saúde do bairro Bom Princípio devem ser concluídas até abril deste ano, o que contribuirá para diminuir o fluxo de pessoas no Posto Central.Também aproveitou para falar sobre o hospital. Segundo Joy, o bloco cirúrgico já está funcionando, com a realização de cirurgias oftalmológicas, vasculares, entre outras.

O secretário falou ainda sobre medidas de economia e citou a terceirização do transporte de pacientes e a redução de CCs. “A contenção de gastos é necessária, sabemos que quando o assunto é Saúde, sempre precisamos de mais e mais. No entanto, hoje aplicamos mais de 23% do orçamento nesta área, sendo que o obrigatório por lei é 15%.”

Joy convida a todos para a Audiência Pública para a apresentação de resultados da pasta e também do hospital, que acontece na Câmara, no dia 19 de fevereiro, às 17h.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS/PMSAP