Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social participa do 1º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado na FAMURS nesta quarta (18)

19/10/2023

A secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Milena Mohr, representou o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (Coegemas-RS) no 1º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado na FAMURS nesta quarta (18).
O evento, integrante das atividades da Semana da Alimentação no Estado, buscou fomentar a adesão dos municípios gaúchos ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), sendo uma realização conjunta de Coegemas-RS, Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul (SAS-RS) e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS).
“A realização do seminário é fundamental para que sejam fortalecidas as políticas municipais de assistência social e de combate à fome. Através do Coegemas, buscaremos mobilizar os munícipios gaúchos para que tenhamos uma maior adesão ao SISAN. Muitas pessoas em nosso Estado ainda vivem em situação de insegurança alimentar, sendo necessário que avancemos nas políticas públicas de acesso à alimentação”, enfatizou Milena.
O tema passou a ser prioridade devido a uma portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que estabeleceu que somente aqueles entes federativos que estejam no SISAN poderão solicitar adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Também estiveram presentes ao evento o titular da SAS-RS, Beto Fantinel, o coordenador-geral da FAMURS, Professor Nado Teixeira, e o presidente do Consea-RS, Juliano Ferreira de Sá.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS