Secretaria da Saúde promove bate papo sobre o Câncer de Próstata

27/11/2017

Na última quarta-feira (22/11), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu um bate-papo aberto sobre os mitos e verdades a respeito do câncer de próstata. O evento, que fez parte da programação da campanha Novembro Azul, trouxe a doutora Márcia Muller, Diretora Técnica do Hospital Santa Casa, de Santo Antônio da Patrulha para falar sobre o assunto.

O bate-papo aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e trouxe algumas curiosidades e tirou as dúvidas do público presente, além de desmistificar algumas informações sobre o tema, que ainda é discutido com preconceito.

De acordo com Márcia, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre o sexo masculino, acontecendo em um a cada oito homens. “Muitos pacientes só procuram um médico quando os sintomas aparecem. Porém, no caso do câncer de próstata, os sintomas já indicam um estágio avançado da doença, a prevenção é a única forma de evitar e tratar o câncer”, completou.

O vereador Adelino Stecanela lembrou que criou o Comitê de Tolerância Zero contra o Câncer de Próstata e da importância de reativá-lo.

A secretária Magda Bartikoski disse que está surpresa e muito feliz com a grande procura masculina pela prevenção e anunciou a instituição do programa contínuo da Saúde do Homem.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA