Secretaria Municipal da Saúde orienta sobre o aleitamento materno

25/07/2019

Profissionais da secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha participaram nesta quinta-feira (25/07) de uma formação sobre aleitamento materno, um evento preparatório para a Semana Dourada, que será realizada na segunda semana de agosto.

A fonoaudióloga do Município, Ana Paula Sudbrack falou sobre a importância da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê e, abordou todos os cuidados e dificuldades que envolvem este processo. Ela orientou agentes comunitários de saúde e visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor, que fazem os atendimentos nas casas das famílias, sobre situações pelas quais as mães passam, especialmente no período do puerpério. “Amamentação vale ouro, por isso Semana Dourada. O aleitamento materno é a forma mais natural, mas nem sempre é fácil”, garante.

Ela lembrou que é importante estimular a aproximação da família, o apoio à mãe, especialmente nos primeiros 20 dias após o nascimento. “É comum a mãe chorar, ter receio de ficar sozinha, ficar deprimida e isso não deve ser confundido com depressão pós-parto. No entanto, é importante ficar atento se esses sintomas persistirem”, explicou.

Ana Paula ainda desmistificou alguns preconceitos que existem em torno de atitudes das mães de recém-nascidos. De acordo com a fonoaudióloga dar colo, embalar e deixar a criança por muito tempo mamando não a deixará “baldosa”, mas sim, irá tranquiliza-la, pois a aproxima das sensações do útero materno.

Conforme Ana Paula é preciso conversar, prestar todas as informações às mães, pois assim elas se sentirão mais seguras e isso ajudará no processo de amamentação.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP