Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente recebe comitiva de Igrejinha

22/11/2022

Na última segunda-feira (21), SAP recebeu uma comitiva de Igrejinha, liderada pelo secretário da Agricultura da cidade, Neimar Luiz Parreira, que contou com representantes dos produtores rurais, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da EMATER, da Secretaria de Agricultura e Interior e fiscais da Vigilância Sanitária (VISA), para conhecer o trabalho realizado pelo SIM de Santo Antônio da Patrulha.
 O incentivo aos pequenos empreendimentos registrados pelo SIM/SAP chama a atenção de outros municípios desde a última FENACAN, em agosto passado, quando o setor apresentou as ações realizadas para sua reestruturação e que estão dando resultados muito positivos. A abordagem adotada chamou a atenção de várias cidades que participaram do evento e que têm interesse em manter as agroindústrias familiares e os pequenos estabelecimentos ativos em seus municípios.
 O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cassius Peixoto, disse que essa percepção sobre as ações feitas pelo SIM/SAP é o resultado do trabalho dedicado e responsável que a equipe da SEMAM tem desempenhado. “Os avanços que temos tido em Santo Antônio da Patrulha já podem ser vistos, por exemplo, na conquista do selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que alguns empreendimentos já alcançaram e que os credencia para vendas de seus produtos até mesmo fora do estado,” comemora.
 A comitiva foi levada em duas agroindústrias familiares, onde puderam conhecer os incentivos que a prefeitura tem dado aos pequenos produtores para manter sua plena regularidade. A redução das taxas sanitárias, o cadastro de laboratórios e o bônus metrologia, que dá desconto de 60% nas análises de produtos, assim como as adequações estruturais e os autocontroles são aspectos fundamentais do trabalho feito pelo SIM local.
 Desde 2020 o SIM/SAP conta com o apoio da FURG, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, VISA e da Inspetoria Veterinária, para a adequação dos estabelecimentos e o combate à clandestinidade. O setor também desenvolve programas de educação sanitária e auxilia nos projetos de novos e antigos empreendimentos.
 Também em parceria com a FURG e com a EMATER, foi possível a elaboração de manuais de boas práticas de fabricação e planilhas de autocontrole. Os produtores também tem acesso gratuito a palestras, cursos e treinamentos para melhora das práticas sanitárias e higiênicas dentro das indústrias.
Acredite na agricultura familiar, acredite na nossa cidade!

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM