Saúde e CEVS promovem capacitação sobre combate ao tabagismo

25/09/2019

Durante esta terça-feira (24/09), os profissionais da secretaria municipal da Saúde de Santo Antônio da Patrulha participaram de uma formação sobre o combate ao tabagismo. O evento é resultado de uma parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde com o objetivo de qualificar o trabalho dos médicos, técnicos da rede, no atendimento nos grupos de ajuda dos postos de saúde do município.

O secretário Charlis Santos diz que esta é mais uma medida que visa atender quem sofre com o problema, mas também se trata de prevenção. “Hoje temos grupos de ajuda em alguns postos de saúde, mas queremos ampliar este programa para todas as unidades”.

A dentista do município, Raquel Porcher, uma das palestrantes do evento, falou sobre o trabalho que é realizado nesses grupos e como tem sido positivo o resultado. “São 12 meses de acompanhamento onde o programa já existe, muitas pessoas estão conseguindo parar de fumar e com essa capacitação teremos a oportunidade de atender mais comunidades”, conta.

A fisioterapeuta do programa estadual de combate ao tabagismo, Carolina Port destacou a iniciativa do município em buscar a capacitação de um número maior de profissionais, no intuito de ampliar a campanha de controle ao tabagismo, bem como ajudar aqueles que querem parar de fumar. “Estamos trabalhando vários temas no dia de hoje, como políticas públicas que envolvem o tabagismo e as doenças relacionadas a esse hábito. Também abordamos como trabalhar os grupos de ajuda na prática, para auxiliar as pessoas a deixarem de fumar, os fármacos utilizados no tratamentos, bem como,  tabagismo e nutrição, tabagismo e saúde bucal e as interfaces do tabagismo em termos de saúde”, disse.

A farmacêutica Danúbia de Godoi conta que medicamentos são disponibilizados pelo Ministério da Saúde ao Município para o tratamento. Ela explica que para acessar os medicamentos é necessário estar participando do programa.

Raquel lembra que é muito importante “dar o primeiro passo. Se você quer parar de fumar ou conhece alguém que queira, procure a unidade de saúde mais próxima, ou converse com a agente comunitária de saúde, que em Santo Antônio da Patrulha existe um programa e pessoas capacitadas para ajudar quem quer parar de fumar”.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA