Saúde apresenta relatório do 1º quadrimestre

04/07/2017

Dados são comparados ao mesmo período de 2016

Na última sexta-feira (30/06), a secretaria municipal da Saúde apresentou o relatório de gestão do 1º quadrimestre de 2017 (jan-abr), comparativo ao mesmo período de 2016. A apresentação foi realizada pelo servidor da pasta, Joy Silva, acompanhado da secretária municipal da Saúde Magda Bartikoski e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Augusto Linden.  Também participaram da audiência o prefeito Daiçon Maciel da Silva, o presidente do Legislativo, André Selistre, vereadores e secretários municipais.

De acordo com os dados apresentados, houve uma redução na produção geral dos serviços especializados, principalmente nos que dependiam do Hospital local, em função dos problemas pelos quais vinha passando a instituição. Já, na Atenção Básica houve aumento na produção de serviços, passando de 52.572 para 68.819 ações ou procedimentos, tais como: promoção e prevenção em saúde, procedimentos com finalidade diagnóstica, procedimentos clínicos e cirúrgicos, transplantes de órgãos, tecidos e células.

Neste primeiro quadrimestres foram investidos em saúde R$  5.145.355,2. Referente o percentual que o município investiu em ações de saúde, foram superadas as expectativas, uma vez que ultrapassou o estipulado em Lei, 15%. O município investiu 23,76% do orçamento em saúde, ou seja, 8,76%.

A secretária Magda destacou a conquista de R$ 1.260 milhão aproximadamente para investimento no hospital e em outras demandas da Saúde. “Esses valores, oriundos da Consulta Popular, não poderiam mais ser utilizados, pois estavam destinados ao Mãe de Deus, mas conseguimos  reverter a situação e em breve estarão entrando no Fundo Municipal de Saúde”, comemorou.

O administrador do hospital Maurício Fogaça, apresentou na ocasião, um resumo das ações do hospital, realizadas durante o mês de maio, os primeiros 30 dias de gestão. Reforçou que a Santa Casa “veio para ficar. As dificuldades são grandes, mas estamos trabalhando com uma equipe muito dedicada e competente, além de contar com todo o suporte da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre”, afirmou. Maurício disse que a média de atendimentos dia no hospital é de 140 pessoas, tendo totalizado no mês de maio 4.442 pessoas atendidas.

O prefeito cumprimentou a equipe da Secretaria da Saúde, bem como o Conselho de Saúde, por apresentar com tanta transparência a aplicação dos recursos públicos. Falou da importância em se fazer presente nessas discussões, bem como nas reuniões do Conselho, que acontecem nas terceiras terças-feiras de cada mês, às 8:30, no auditório do hospital municipal.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PMSAP