Santo Antônio integra o ID Jovem

20/10/2017

Programa oferece desconto para juventude

Santo Antônio da Patrulha já está integrando o programa do Governo Federal ID Jovem. Na última quarta-feira (18/10), o prefeito Daiçon Maciel da Silva recebeu o diretor do departamento de Políticas Públicas para a Juventude da secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Ricardo Prates Bassi. Acompanhado do vereador Charlis Santos, Bassi disse que foi procurado pelo edil para que o município fosse incluído no programa.  Também participaram do encontro, as secretárias municipais do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Ramos e da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha.

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. As vantagens valem para o cinema, teatro, shows, eventos esportivos, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e duas vagas com 50% de desconto em viagens interestaduais.

Para acessar a ID Jovem é preciso ter: idade entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos, o NIS (Número de Identificação Social) e ter o cadastro único atualizado. Aqueles que ainda não tem o NIS, devem se dirigir ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – que fica junto a Praça CEU.

A ID pode ser gerada a partir do aplicativo “ID JOVEM”. Basta baixá-lo e informar o número do NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe, ou pelo site www.caixa.gov.br e preencher com as informações.

A secretária Ana Cristina disse que atualmente, cerca de 1.900 jovens que já estão cadastrados no CadÚnico poderão adquirir a ID Jovem, mas ressalta que este número pode ser ampliado. O prefeito Daiçon agradeceu a visita de Bassi, que trouxe a capacitação do programa para o Município e ao vereador Charlis pela iniciativa tão importante para a juventude patrullhense. Um lançamento deve ser marcado para que tanto os jovens, como os empresários de Santo Antônio tenham informações sobre a ID Jovem.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP