Santo Antônio com representação na 16ª Conferência Nacional de Saúde

09/08/2019

Pela primeira vez, Santo Antônio da Patrulha teve representantes na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu de 4 a 7 de agosto em Brasília. O evento discute sobre as ações e dá encaminhamentos para os avanços do Sistema Único de Saúde SUS e qualificação da saúde pública do Brasil.

A agente da equipe de Epidemio, Ana Moraes e a enfermeira do Posto de Saúde Miraguaia, Rosimeri Numer foram escolhidas na Conferência Estadual, realizada em Porto Alegre em abril, para participar da Delegação Gaúcha. O evento teve três etapas: Gestão, Trabalhadores da Saúde e Usuários. “Eu fui pela Gestão e a Ana pelos trabalhadores de saúde. Lá apresentamos os projetos que iriam a votação para definição dos que chegariam na etapa final” explica Rosimeri.

O relatório final do evento, consolidado de 4 a 7 de agosto, após amplas discussões que percorreram o Brasil em mais de três mil conferências preparatórias, vai nortear as ações do Ministério da Saúde (MS) para o Sistema Único de Saúde (SUS) pelos próximos anos.

O relatório final é composto por 31 diretrizes e 329 propostas oriundas de todos os estados brasileiros.

Além disso, foram aprovadas 56 moções que marcaram o posicionamento do evento em relação a diversos temas ligados à saúde. Entre eles, garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento adequado e fortalecimento do SUS.

O relatório final da 16ª Conferência será divulgado ainda este ano, após o trabalho de compilação das propostas feito pela Comissão de Relatoria. A 16ª Conferência trouxe o tema Democracia e Saúde, trabalhando três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado do SUS.

“As propostas levantadas pelo Rio Grande do Sul foram destacadas positivamente nos debates. Foi muito importante nossa participação, podemos promover o Município e a região sul”, conta Ana.

“Nós também pedimos a revogação da emenda constitucional nº 95/2010 que prevê o congelamento de repasses para as politicas públicas”, fala Rosimeri.

A Conferência reuniu 5.300 participantes, sendo que 3.200 eram delegados e cerca de 140 integraram a Delegação Gaúcha.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP