Santo Antônio aguarda contato da 18ª CRS para retirada das doses da vacina

19/01/2021

Já em solo gaúcho, as vacinas que atenderão os municípios do RS estão em processo de separação e distribuição às 18 coordenadorias regionais de saúde do nosso Estado.
Santo Antônio, que pertence ao grupo de 23 municípios que integra a 18ª CRS, com sede em Osório, aguarda o contato da coordenadoria regional para busca e retirada das doses destinada a esta fase inicial de imunização.
Segundo o nosso Secretário de Saúde, Toninho Selistre, nossa cidade, pelo cálculo regional, deverá receber 310 doses, sendo que metade deste número é previsto para armazenamento e aplicação da segunda dose (daqui entre 2 e 4 semanas).
O número inicial é baixo e será administrado apenas nos profissionais de saúde atuantes na linha de frente no combate à pandemia, trabalhadores da Unidade Sentinela, Samu e aos que também tem contato direto com pacientes da COVID-19. Alguns idosos, com idade mais avançada, que recebem atendimento familiar e são portadores de doenças crônicas, também serão vacinados.
Os imunizantes serão encaminhados aos locais de trabalho dos profissionais de saúde e às instituições de longa permanência, como casas geriátricas e de repouso. Nesta fase inicial da campanha, os postos de saúde não terão vacinas contra a covid-19.
As doses são de otimismo. O sinal é de esperança.
Mas a gente precisa muito lembrar que a chegada da vacina NÃO elimina os nossos cuidados.
Precisamos continuar seguindo as recomendações, utilizando máscara, respeitando o distanciamento social e a higienização das mãos.
Acredite, a vacina chegou.
Mas a pandemia não acabou.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS