SEMED realiza Conferência Municipal de Educação com palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular

27/04/2018

Na tarde dessa quinta-feira, dia 26, aconteceu a Conferência Municipal de Educação, na Câmara de Vereadores. O evento realizado foi promovido pela secretaria municipal da Educação, com o objetivo de manter o comprometimento com a melhoria da qualidade da educação pública em Santo Antônio da Patrulha. A conferência municipal antecede a Conferência Nacional de Educação (Conae), que é um espaço democrático, aberto pelo Poder Público, para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

A coordenadora pedagógica da SEMED, professora Amanda Belloli da Costa e a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), professora Carla Meregalli fizeram a abertura do evento apresentando informações sobre o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME 2015-2025), que é realizado através de uma comissão.

A palestrante Fabiane Bitello, coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNCME/RS), debateu com as diretoras e professoras presentes, sobre a Base Nacional Comum Curricular para a formulação das referências curriculares dos sistemas e das redes escolares dos Estados e dos Municípios. Também abordou propostas pedagógicas para que as instituições escolares consideerm as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais. A palestrante citou como exemplo o município de São Leopoldo, onde as multinacionais contratam gestores com fluência em idioma alemão, que entraria como “parte diversificada” do currículo.

A secretária da Educação, Dalva Provenzi de Carli ressaltou o pioneirismo do município no que se refere à educação, pois Santo Antônio já está na segunda edição do Plano Municipal de Educação e completa em 2018, 20 anos de Sistema Municipal de Ensino, “graças ao trabalho de todos os professores que participam desta elaboração, estamos muito bem nesta caminhada”. O prefeito Daiçon Maciel da Silva, presente na conferência e que também exerceu a atividade de professor, emocionou-se ao falar da importância desta profissão e ao lembrar sua primeira educadora.  Destacando a importância do momento para a Educação Pública do país.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS/PREFASAP