SEMAM realiza formação de Boas Práticas em parceria com a FURG

14/07/2023

A partir da demanda do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMAM), o escritório local da EMATER/RS-ASCAR articulou junto à FURG a realização de cursos de formação de Boas Práticas de Fabricação nas agroindústrias de Santo Antônio da Patrulha.
Os temas das capacitações foram os seguintes: “Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle na Produção de Origem Animal” e “Manipulação Higiênica dos Alimentos: o emprego das Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria”.
Os cursos tiveram como objetivo capacitar os indivíduos que participam nas agroindústrias familiares e nos estabelecimentos comerciais inspecionados pelo SIM local, bem como do município de Caraá, que foi representado pelo Secretário Municipal de Agricultura, Marcos Vinícius Teixeira, e pelo Diretor de Meio Ambiente, Wagner Durr.
Os participantes, entre outros aprendizados, foram instruídos em como montar o manual de Boas Práticas de Fabricação e os nove procedimentos operacionais padrão: higiene e saúde dos manipuladores; higienização das instalações; equipamentos e utensílios; controle integrado de pragas e vetores; controle de potabilidade da água; saneamento dos reservatórios de água; manejo de resíduos; processamento; recall; armazenagem e transporte, além da APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle na Produção de Origem Animal.
O prefeito Rodrigo Massulo, o vice Marcelo Gaúcho e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cássius Peixoto, compareceram à aula de encerramento do curso. O secretário destacou a importância dessa formação, enfatizando seu impacto positivo na produção das agroindústrias familiares e na distribuição dos produtos. Ele ainda agradeceu à FURG e EMATER pela parceria na realização das aprendizagens.
Acredite na Agricultura!

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM