Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

SAÚDE MENTAL

15/02/2024

A Saúde Mental do município é composta pelos serviços do Centro de Atenção Psicossocial e Atenção Especializada em Saúde Mental (CAPS/AMENT). O principal objetivo é atender casos onde há sofrimento psíquico e cujas possibilidades de atendimento na atenção primária já tenham sido esgotadas.

No CAPS, a estrutura conta com enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social, psicólogos, médicos especialistas em saúde mental e oficineiros, além de estagiários de psicologia, serviço social e nutrição.

No AMENT, a equipe é formada por médicos psiquiatras, psicólogos e assistente social.

O trabalho administrativo dos dois espaços é realizado pela recepção e pela coordenação.

O CAPS atende casos mais graves e crônicos, enquanto o Ament cuida dos mais moderados. Casos leves são direcionados para a Estratégia de Saúde da Família (ESF), o popular postinho de saúde, mais próximo da residência do usuário.

Importante salientar que, devido a alta demanda, muitos casos ficam em lista de espera. Antes de entrar na lista, o paciente passa por uma avaliação da equipe, que analisa cada situação individualmente e seu histórico.

Para buscar ajuda:

O CAPS atende no formato “portas-abertas”, ou seja, todo cidadão pode se dirigir até o local e passar por um acolhimento imediato com a equipe de saúde mental, sem precisar agendar. A partir disso, o paciente será direcionado para a equipe ou posto de saúde, conforme a demanda apresentada.

Este acolhimento também pode ser realizado em qualquer posto de saúde e será encaminhado pela equipe do local, conforme a necessidade avaliada. Ademais, em todos os atendimentos de saúde realizados pela rede, os profissionais podem direcionar o paciente para o serviço de saúde mental, conforme a necessidade observada.

No AMENT, os atendimentos são todos realizados com agendamento prévio.

Os médicos dos dois serviços só atendem mediante agendamento. Casos urgentes são manejados pela equipe e se necessário, direcionados ao Hospital Municipal.

Para entrar em contato com os dois serviços, você pode utilizar o fone / whatsapp (51) 3662.7557.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ASCOM

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha