SAIBA COMO FAZER O AUTOEXAME DA MAMA

07/10/2022

O diagnóstico precoce do câncer de mama permite um tratamento menos agressivo e aumenta as chances de cura. Aproximadamente 80% dos casos são descobertos pelas próprias mulheres. Por isso, é fundamental saber como fazer o autoexame de mama e transformar esse cuidado em um hábito na sua vida.
Um autoexame completo é realizado em três etapas: a observação em frente ao espelho, a apalpação durante o banho e a apalpação deitada. Saiba como fazer cada uma delas nas imagens abaixo.
Esses passos são necessários porque a mama se movimenta junto com o corpo, de forma que uma anormalidade pode passar despercebida em determinada posição. Além disso, durante o banho, com a pele ensaboada, as mãos deslizam mais facilmente, aumentando as chances de detectar qualquer anormalidade.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia