Rotaract Club de Santo Antônio da Patrulha promove Caravana de Doação de Sangue no próximo dia 26 de novembro

16/11/2022

No próximo dia 26 de novembro, acontece mais uma Caravana de Doação de Sangue do Rotaract Club de Santo Antônio da Patrulha. A iniciativa é uma parceria da instituição com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA).
 Na data marcada, a caravana vai sair da frente da agência do Banrisul, no centro, às 6h, em direção ao banco de sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre. Interessados em participar devem confirmar sua vaga pelo 99784.4157. As vagas são limitadas.
 Para doar, é preciso atender as condições básicas exigidas pelo GHC e pela legislação, bem como apresentar documento de identidade com foto (RG, CNH, certificado de reservista ou passaporte). Pessoas de 16 a 18 anos que desejem doar também precisam apresentar documento original ou cópia do responsável, bem como consentimento formal do mesmo.
  • Confira quais os demais requisitos para a doação de sangue:
- pesar mais de 50 kg;
- ter ingerido alimentação leve, sem gordura;
- ter entre 16 e 69 anos. Para casos em que a pessoa esteja doando sangue pela primeira vez, o limite máximo de idade é de 60 anos;
- Não estar gripado ou ter tido a doença nos últimos sete dias;
- Nunca ter contraído hepatite, malária ou doença de Chagas;
- Não estar grávida, amamentando ou ter tido aborto nos últimos três meses;
- Respeitar a frequência máxima e o intervalo mínimo entre doações: quatro doações anuais para homens, com dois meses de intervalo, e três doações anuais para mulheres, com três meses de intervalo;
- Não ter realizado tratamento dentário nos últimos sete dias;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
- Não ter feito endoscopia, colonoscopia ou artroscopia nos últimos seis meses;
- Não ser portador dos vírus HIV e/ou HTLV;
- Não ter tido doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses;
- Não ter sido detido em instituição carcerária ou policial nos últimos 12 meses;
- Não ter recebido sangue ou ter feito hemodiálise nos últimos 12 meses.
- Não possuir indicativos de contágio por COVID-19 nos últimos 30 dias;
- Aguardar 48 horas após receber as vacinas Coronovac e Influenza, bem como sete dias após AstraZeneca e Pfizer.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA