Reunião aborda medidas sobre a causa animal em Santo Antônio da Patrulh

03/02/2017

Com o objetivo de definir ações integradas sobre a causa animal no município, o prefeito Daiçon Maciel da Silva agendou um encontro no seu gabinete na última quinta-feira (02/02).

A reunião foi uma iniciativa do vereador Charlis Santos (PMDB) e contou com a participação do Deputado Estadual Gabriel Souza, do presidente da Câmara André Selistre (PSB) dos vereadores João Luis Moreira (SD) e Rodrigo Massulo (PP) e representantes da ONG Animal Shelter.

Conforme Marcia Cônsul, representante da ONG, não estão conseguindo dar conta de atender tantos animais de rua. Ela relatou que nos últimos meses de 2016, a média de gastos ao mês com castração, entre outros procedimentos foi em torno de R$ 5.000,00.

O grupo pediu mais apoio da Vigilância Sanitária e da população. Contaram que muitas vezes, as pessoas jogam para a ONG toda a responsabilidade com os animais de rua. Também disseram que denúncias de maus tratos dificilmente são levadas até o final, ou seja, a investigação e a punição quase não existem.

O deputado, que é veterinário, e tem se empenhado por esta causa também na Assembleia Legislativa, relacionou alguns projetos que podem auxiliar, principalmente no processo de conscientização da sociedade. Destacou que a prefeitura precisa verificar outras alternativas para tratar do assunto, que não deve ser exclusividade da Vigilância Sanitária, pois este setor tem outras prioridades, como o controle e fiscalização de estabelecimentos, desde hospitais até restaurantes. Para que medidas sejam tomadas com relação a maus tratos, sugeriu ao prefeito que peça auxílio junto ao Ministério Público. Ainda indicou campanhas de castração em massa e de educação nas escolas e na comunidade como as principais ferramentas para diminuir o abandono de animais.

Charlis sugeriu a criação de um Fundo Municipal para esta causa, a partir da criação de lei e de um conselho que possa deliberar sobre o assunto.

O prefeito disse que está comprometido com esta questão, e que buscará uma solução para incentivar e auxiliar este trabalho tão importante prestado por esses voluntários, que se doam pelo bem dos animais e da saúde de todos nós.

Fonte: ACS-PMSAP