Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Educação se reúnem para tratar da segurança das escolas

12/04/2023

Reuniram-se, hoje (12), na Câmara de Vereadores, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Educação, para debater estratégias de segurança das escolas. Foram mencionadas ações já ativadas, bem como outras que serão instituídas no curto, médio e longo prazo.
Atualmente, funciona a Patrulha Escolar, trabalho conjunto entre Secretaria Municipal da Educação (SEMED) e Brigada Militar que orienta estudantes, direção e professores sobre como agir em situações de insegurança e disponibiliza uma linha direta com a corporação, via WhatsApp. A Polícia Civil e os Bombeiros também vêm efetuando rondas no entorno das escolas, enquanto que o Conselho Tutelar dispõe de constante atenção às instituições, através de palestras e atendimento de chamados.
Ficou definido que a SEMED providenciará a contratação de vigias, bem como instalação de portões eletrônicos e câmeras de segurança em todas as escolas municipais. Também será estabelecido diálogo com a Brigada para interligar as câmeras com o sistema da corporação.
Embora não faça parte do escopo pedagógico, o tema segurança passa a fazer parte da pauta das formações dos professores, pois é necessário preparar os profissionais para tomar providências necessárias em casos extremos.
Ao final do ato, ficou definida nova reunião, na próxima segunda (17), às 9h, entre Ministério Público e diretoras de todas as escolas patrulhenses, para informar protocolos de segurança e instrumentalizar os gestores para identificar situações suspeitas.
Ainda ficou pactuada a criação de um grupo permanente de trabalho sobre o tema segurança nas escolas, formado por todas as entidades representativas da educação e da segurança pública no município. O plano é que estas instituições cooperem para garantir que nosso município não seja alvo de ocorrências nos ambientes escolares.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito