Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Principais pontos turísticos de Santo Antônio da Patrulha serão revitalizados

imagem-noticia

21/09/2018

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva assinou na última quarta-feira (19/09) a Ordem de Serviço para o início das obras de revitalização dos pontos turísticos da cidade. Os recursos para a implantação dos projetos são oriundos da Consulta Popular (2016/2017) e somam R$ 900 mil aproximadamente.

A empresa vencedora da licitação é a CTA Engenheiros Associados. O ato de assinatura contou com a presença do secretário Geral de Governo, Planejamento e Gestão (SEGPG) e técnicos da pasta, Ferúlio José Tedesco, da secretária municipal da Cultura, Turismo e Esportes (SECTE), Eliana Rodrigues da Cunha, do engenheiro Tarso Antônio Arruda, da CTA.

A secretária Eliana disse que neste grande projeto estão incluídos “o oratório Santo Antônio, a praça Arquipélago dos Açores (Praça Matriz), onde teremos um espaço mais atrativo para receber os peregrinos do Caminho Gaúcho de Santiago, bem como todos os visitantes. O Caminho Gaúcho de Santiago também está contemplado no projeto (com dois mirantes), além dos Caminhos da Fé, da Gruta Nossa Senhora de Lourdes e da Fonte Imperial”, disse. Eliana explica que nesta etapa a fonte receberá um trabalho focado na drenagem do monumento, que é um dos grandes problemas enfrentados para sua manutenção. Superada esta questão, poderá ser feita a pintura. Um palco também está previsto para que o ambiente possa receber shows.

Conforme Ferulinho, as obras iniciam nos próximos dias e a estimativa de conclusão de todos os espaços é de até 12 meses.  O secretário destacou e agradeceu a agilidade e o belo trabalho na concepção dos projetos, que ficou a cargo da arquiteta Natália Costa, com o apoio do engenheiro Paulo Coutele. Ele lembrou a importância deste projeto, que foi escolhido pela comunidade. “Esperamos que a população ajude a cuidar a partir de agora, durante as obras, mas também depois de concluídas. Santo Antônio escolheu esse projeto, através da Consulta Popular e graças ao nosso esforço e ao apoio da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul esse grande aporte de recursos chegou rapidamente e veremos uma melhoria importante nos pontos turísticos da cidade.”

O prefeito destacou o trabalho da SECTE na liberação desses recursos, bem como a destinação da contrapartida para a execução do projeto. "Nos dias de hoje é muito difícil conquistar um aporte de recursos tão importantes para a àrea do turismo. Todos estão de parabéns", comemorou.

Além disso, a SECTE buscou autorização do IPHAE para revitalização da Fonte Imperial e detalhou as obras junto aos técnicos da SEGPG

Secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão – SEGPG 

Fonte: ACS-PREFASAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha