Prefeitura realiza campanha de conscientização sobre Hepatites B e C

25/07/2017

O teste rápido pode ser feito gratuitamente

Dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Neste dia (sexta-feira), a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Patrulha estará disponibilizando à população orientações e realização de testes rápidos para detecção dos vírus da hepatite B, hepatite C e também HIV.

Os testes rápidos poderão ser realizados nas unidades de saúde ESF Vila Palmeira, ESF Menino Deus (manhã), Posto de Saúde Central, ESF Bom Princípio, ESF Miraguaia e ESF Várzea.

O teste rápido é feito a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Leva em média 30 minutos para seu resultado. Não é necessário jejum e nem prescrição médica. É gratuito e sigiloso.

De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites representam um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.  São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, caracterizadas pela inflamação do fígado. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. A secretária municipal da Saúde, Magda Bartikoski afirma que milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, “por isso esta campanha visa à ampliação do acesso ao diagnóstico para o encaminhamento oportuno ao tratamento”, explica

As hepatites B e C podem ser contraídas por meio de relações sexuais sem uso de preservativos, compartilhamento de agulhas, seringas ou de materiais perfurantes de uso pessoal, como lâminas de barbear, alicates de unha e outros. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto.

É importante adotar medidas preventivas como: fazer as 03 doses da vacina contra hepatite B, disponíveis nas unidades de saúde, o uso de preservativos nas relações sexuais, exigir material descartável ou esterilizado de forma adequada em consultórios médicos, hospitais, clínicas médicas, odontológicas ou em salões de beleza. Para hepatite C não há vacina.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PMSAP