Prefeitura contratou o psicólogo Maicon Joder Silveira para atender aos servidores públicos municipais

09/11/2022

O período pandêmico foi de difícil enfrentamento para a sociedade, inclusive para os servidores públicos municipais, como professores, profissionais da saúde e de setores administrativos.
 Buscando mitigar essa situação, a Prefeitura contratou o psicólogo Maicon Joder Silveira para atender somente aos servidores públicos municipais. Após diálogo com os secretários, o prefeito Rodrigo Massulo percebeu a necessidade de oferecer este suporte aos colaboradores.
“Oferecer este serviço é, antes de tudo, um exercício de empatia. O servidor tem enfrentamentos diários no trabalho que se somam aos desafios que possui em sua vida privada. Nossa intenção foi oferecer um meio de busca pelo equilíbrio emocional, para aqueles que entendam necessitar deste suporte”, explica Rodrigo.
 Segundo Maicon, dois aspectos se destacam no trabalho realizado até o momento. “O primeiro ponto é a importância de proporcionar acolhimento por um profissional da área para os indivíduos que se encontram em sofrimento emocional, independente de motivo. Dividir seus problemas traz um alívio na carga emocional e no sofrimento. O segundo ponto é o processo de conscientização da importância do cuidado com a saúde mental, incentivando os servidores a prestarem maior atenção e tomarem mais cuidado com suas questões emocionais e psicológicas”.
 O psicólogo enfatiza que quando este trabalho é oferecido de forma continuada, possibilita um ciclo onde o paciente pode refletir sobre suas angústias e encontrar novos meios de lidar com estas situações. “Desta forma, o indivíduo tem a oportunidade de exercitar o autoconhecimento. Conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o crescimento em todas as áreas de sua vida, tornando possível administrar melhor os seus sentimentos e suas relações interpessoais, dentre tantos outros benefícios da psicoterapia”, conclui.
 Os servidores interessados em utilizar o serviço devem fazer seus agendamentos diretamente com o profissional. Os atendimentos são realizados em consultório montado na Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPDE) especialmente para esta finalidade.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA