Prefeito Daiçon participa de reunião com secretário de Segurança

21/07/2017

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva participou na quarta-feira (19/07), de reunião promovida pela Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte) com o secretário da Segurança Pública, Cézar Shirmer. O evento aconteceu em Osório e contou com a participação de prefeitos da região.

Daiçon aproveitou a oportunidade para entregar ao secretário um ofício, solicitando a inclusão de Santo Antônio da Patrulha na região Metropolitana, na área da segurança pública. De acordo com o prefeito, a região metropolitana, por concentrar a capital e outras grandes cidades conta com um sistema de segurança mais forte, e que será melhor para Santo Antônio. O prefeito patrulhense agradeceu o reforço de policiais recebido em um momento difícil pela qual o município passou. “Hoje contamos com delegado titular e a Polícia Civil têm três novos inspetores. O reforço de policiais militares foi muito importante e aguardamos a chegada de novos integrantes”, disse o prefeito.

Os prefeitos solicitaram aumento nos efetivos da Brigada Militar e Polícia Civil para os municípios, levando em conta o crescimento nos índices de criminalidade. O presidente da Amlinorte, Cilon Silveira, prefeito de Xangri-lá, apresentou um relatório da diminuição do efetivo nos municípios da região nos últimos 10 anos, comprovando um déficit considerável.

Na ocasião, Shirmer garantiu que o Litoral Norte será contemplado com novos policiais até o final do ano, assim como nas regiões no Estado onde os índices de violência são preocupantes.

"A formação de 1.018 PMs, somados ao efetivo de mais de 500 novos brigadianos que estão fazendo curso de formação, e ao novo concurso com 6.100 vagas, nos possibilita ampliar as atenções também para o interior do Estado. Essa atenção começa com os 389 disponibilizados de imediato", concluiu o secretário.

As turmas de formandos serão levadas inicialmente para Porto Alegre e Região Metropolitana, a fim de passarem por um treinamento intensivo. Depois, serão distribuídaos nas regiões Metropolitana, Serra, Litoral e grandes municípios. Mas o secretário adiantou que Santo Antônio da Patrulha receberá alguns desses novos policiais. Garantiu ainda, que os municípios pequenos, que hoje não contam com nenhum PM, deverão receber ao menos três policiais nos próximos dois meses e que a meta é chegar a dezembro com ao menos cinco policiais em cada cidade.

Gabinete do Prefeito

Fonte: AMILINORTE