Postes da ERS-030 serão deslocados antes de asfaltamento no local

19/05/2022

A duplicação da ERS-030 segue conforme o planejado. Porém, na fase atual, o asfaltamento será executado apenas até o ponto onde atualmente se encontram os postes de luz, pois essas estruturas ainda serão deslocadas por empresa especializada em eletrificação, a ser contratada pela Prefeitura, via licitação. Esta empresa vai elaborar projeto técnico, conforme cronograma definido pela CEEE Equatorial e em acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPDE) e a Pavicon, empreiteira responsável pela duplicação.

Para evitar uma futura necessidade de refazer o trabalho no pavimento novo que o deixariam sem uniformidade, foi decidido que a melhor providência seria o avanço do asfalto somente até a linha dos postes. Este é um entendimento conjunto entre SEPDE e Pavicon. Após a mudança ser efetuada, esse trecho também será asfaltado, completando a duplicação naquele ponto e evitando prejuízos a qualidade da pista.

Conforme decisões normativas do DAER que determinam qual a posição correta das redes aéreas em rodovias, os postes da ERS-030 estão desalinhados. Inicialmente, o deslocamento dos mesmos deveria ter sido realizado pela CEEE. Porém, a companhia não realizou o serviço enquanto a rodovia estava sob jurisdição do estado. Com a municipalização, novo processo teria que ser iniciado junto a CEEE Equatorial, com prazo de execução de cerca de um ano. Entretanto, com o rápido progresso das obras de pavimentação, a Prefeitura preferiu assumir a questão e contratar uma empresa privada para efetuar a movimentação das redes elétricas, agilizando a solução do problema e reduzindo custos.

Todos sabem que esta obra vai trazer muitos benefícios para nossa cidade. No entanto, enquanto ela ainda estiver em andamento, é necessário que haja colaboração e paciência de todos. De sua parte, a Administração Municipal procura tomar medidas como esta, para evitar transtornos futuros e, finalmente, conquistarmos a tão desejada duplicação da ERS-030!

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE