Parceria entre secretarias promove Encontro Intermunicipal de Beneficiários do Programa Fomento à Inclusão Social e Produtiva dos municípios de Caraá e Santo Antônio da Patrulha

19/10/2022

Numa parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) e EMATER, com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), aconteceu, nesta quarta (19), o Encontro Intermunicipal de Beneficiários do Programa Fomento à Inclusão Social e Produtiva dos municípios de Caraá e Santo Antônio da Patrulha.
 Cerca de 150 pessoas de diversas localidades dos municípios envolvidos participaram da ação, que aconteceu no CTG Patrulha do Rio Grande. Ativo desde 2011, o programa fomenta as atividades produtivas rurais, tendo sido criado com o intuito de apoiar investimentos produtivos de famílias residentes no interior em situação de vulnerabilidade. Através dele, são articuladas ações de acompanhamento social e produtivo, bem como transferência de recursos não reembolsáveis no valor de R$ 2.400 para que as famílias invistam em projetos produtivos em suas propriedades.
 As famílias também contaram com a presença do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cujo objetivo é o de apoiar as famílias promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e também com o Cadastro Único em que os profissionais atualizaram cadastros dos beneficiários, realizaram novos cadastramentos e levaram informações para o público presente.
 A secretária Gerusa Silveira, titular da SMTDS, destacou a importância do programa, que faz chegar oportunidades de desenvolvimento e geração de renda para as famílias do interior do município, promovendo dignidade aos seus participantes.
 Durante todo o dia, os beneficiários do programa participaram de palestras com temas como o enfretamento à violência contra mulher, fortalecimento de vínculos e alimentação saudável. Também foi oferecido corte de cabelo gratuito, atividade que contou com a participação do vice-prefeito, Marcelo Gaúcho. Outros destaques foram o brechó da SMDTS, as atividades lúdicas para as crianças e a presença da Unidade Móvel de Saúde que levou orientações, vacina, testes rápidos, saúde bucal e farmácia.
 Também estiveram presentes o prefeito Rodrigo Massulo, o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cassius Peixoto, o secretário municipal da Saúde, Antônio Selistre, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, o prefeito de Caraá, Magdiel dos Santos Silva, a secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Caraá, Joelma Fernandes, e o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Caraá, Marco Vinícius de Fraga Teixeira.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA