PLAGEDER comemora 10 anos

31/05/2017

A formação em Desenvolvimento Rural possibilita aos egressos atuar de forma mais global na realidade e na problemática local e regional

Proporcionar aos moradores do interior do estado a possibilidade de ingressar no ensino universitário público e suprir a falta de profissionais qualificados para implementar políticas públicas, assessorar instituições (públicas e privadas) e agricultores. Foi com este intuito que há dez anos surgiu o curso superior Desenvolvimento Rural (PLAGEDER). Para celebrar a data, ocorreu na noite de segunda-feira, dia 29, a roda de conversa Inovações originadas pelo PLAGEDER e perspectivas no momento atual – 10 anos do PLAGEDER . O evento ocorreu no Polo em Santo Antônio da Patrulha (SAP) e contou com a presença do reitor Rui Vicente Oppermann, o secretário de Educação a Distância (SEAD), Lovois de Andrade Miguel, a vice-secretária de Educação a Distância Laura Wunsch,  diretor de Educação a Distância da CAPES Carlos Lenuzza, coordenador geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância, Luiz Alberto Rocha de Lira, o prefeito e vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daicon Maciel da Silva e José Francisco Ferreira da Luz, respectivamente, equipe da SEAD, professores e tutores.

Sonho acalentado desde o início dos anos 2000, o projeto inicial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) era oferecer um curso presencial. Na época, a Universidade não dispunha de recursos para a sua constituição. Isso só foi possível quando o Ministério da Educação resolve interiorizar a oferta de cursos superiores por meio da Educação a Distância (EaD) através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Isso permitiu as condições para a criação da formação em graduação tecnológica na modalidade EaD, em parceria, naquele momento, com os Centros Federais de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves e São Vicente do Sul.

Em 2007, no segundo semestre, inicia as atividades da primeira turma de Graduação Tecnológica em Planejamento e Gestão em Desenvolvimento Rural com duração de 3 anos e meio. Foram oferecidas 610 vagas, distribuídas em 12 polos: Arroio dos Ratos, Constantina, Itaqui, Pinhal, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul, Camargo, Hulha Negra, Picada Café, Quarai, São Francisco de Paula, Três Passos. O aluno conta com uma estrutura presencial com sala com computadores, tutores e biblioteca em cada polo.

O PLAGEDER capacita profissionais com perfil crítico e inovador para atuarem em questões relativas ao desenvolvimento, planejamento e gestão rural, permitindo uma atuação na formulação e assessoramento de políticas públicas e da questão ambiental. As disciplinas são voltadas a realidade e a problemática local e regional do entorno dos municípios polos.

A formação não possui caráter permanente na UFRGS e é ofertada como Programa Especial de Graduação. A demanda constatada tanto em algumas regiões diretamente abrangidas pelo curso, como a demanda de outros polos municipais, originou um segundo processo seletivo do curso em 2009. Nessas duas edições, ao todo formaram-se 389 alunos na graduação tecnológica.  A partir de 2014, a formação passa a ser em 4 anos no formato de bacharelado e a terceira turma é ofertada agora com a nomenclatura: Bacharelado em Desenvolvimento Rural. Um novo edital de seleção para o bacharelado está previsto para o fim do ano de 2017.

Durantes as falas, depoimentos emocionados de alunos e da coordenadora do Polo/SAP, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente. No geral, os testemunhos eram de agradecimento, por uma chance de cursar o ensino superior, se capacitar e pensar no coletivo, buscando o desenvolvimento social.

O prefeito Daiçon agradeceu a UFRGS, onde se formou engenheiro civil, por ter acreditado em Santo Antônio da Patrulha. O diretor de Educação a Distância da CAPES, Carlos Lenuzza disse que é raro encontrar prefeitos encorajados a ir além dos investimentos constitucionais, que no caso dos municípios é a educação infantil para ousar e aplicar recursos no Ensino Superior. O reitor, por sua vez reforçou a necessidade de expansão do Ensino Superior e vê na Educação à Distância o melhor caminho para isso.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: Assessoria UFRGS