O grupo de trabalho sobre Equidade da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA) nos traz à reflexão sobre a celebração dos Povos Indígenas.

09/08/2023

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data comemorada mundialmente, no dia nove de agosto. Foi estabelecido em 1995, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos.
O principal propósito da data é conscientizar sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade, alertando sobre seus direitos e equidade na cidadania. Outro objetivo é garantir a preservação da cultura tradicional de cada um dos povos indígenas, como fonte primordial de sua identidade.
De acordo com o censo demográfico de 2010, no Brasil existem mais de 800 mil indígenas, repartidos em aproximadamente 305 etnias diferentes, com cerca de 274 idiomas. Esses dados mostram que nosso país ainda possui uma população indígena expressiva, que deve ser preservada.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA