O dia 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

01/12/2023

O dia 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data é voltada para a conscientização sobre a necessidade da prevenção, promoção de entendimento sobre a pandemia e incentivo da reflexão sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos.

Além do dia 1º, todo o mês de dezembro é voltado à campanha contra o vírus. Entre os diversos objetivos, é necessário ressaltar a importância da desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.

O combate ao HIV/AIDS é realizado com a combinação de diferentes estratégias. Na prevenção, a forma mais eficiente é o uso da camisinha em todas as relações sexuais. É indicada, ainda, a utilização de objetos cortantes e perfurantes, como seringas, apenas do tipo descartável. O compartilhamento desses itens é um dos principais meios de transmissão do HIV.

Em todos os casos, a única forma de saber se a pessoa está infectada é por meio de testes e exames laboratoriais. O exame é simples e pode ser feito com regularidade, especialmente quando houve exposição ao risco, como relação sexual desprotegida. Assim como para a prevenção do HIV, saber que possui o vírus é fundamental para que os tratamentos disponíveis tenham início no tempo ideal.

Cuide de você e da sua saúde!

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA