28/09/2023

O Serviço de Inspeção Municipal de Santo Antônio da Patrulha (SIMSAP) passou, nesta semana, por avaliação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). A auditoria é pré-requisito para que o SIMSAP possa ter reconhecimento da equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
Apenas 39 cidades em todo o Brasil possuem essa equivalência, com Santo Antônio buscando ser o 40º município. Caso a decisão do MAPA seja favorável, a portaria oficializando a decisão deve sair até o final do mês de outubro.
De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cassius Peixoto, com a adesão, o SIMSAP poderá indicar estabelecimentos de produtos de origem animal para integrar ao SISBI-POA, que ficarão autorizados a comercializar sua produção em todo o território nacional.
“Este seria um reconhecimento ao eficiente e responsável trabalho do nosso Serviço de Inspeção. Caso concretizada nossa adesão, também será um grande passo para nossos produtores rurais, pois, com essa equivalência, abre-se a possibilidade dos produtos de origem animal de Santo Antônio da Patrulha serem comercializados em todo o Brasil. Com isso, as agroindústrias podem aumentar sua produção e, consequentemente, obter mais renda”, concluiu Cassius.
Acredite na nossa cidade!

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM