16/08/2023

Neste domingo (20), a programação da 36ª FENACAN conta com a apresentação do painel “Projeto Cavalhadas de Santo Antônio da Patrulha”, a partir das 15h30, no Multiespaço. Na ocasião, também será assinado o Projeto de Lei que prevê o reconhecimento das Cavalhadas como Patrimônio Cultural do Município.

A atividade, que integra a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, será mediada pelo Secretário Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Sergio Airoldi (Canário). A data reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul.

As Cavalhadas são uma manifestação típica do folclore de Santo Antônio da Patrulha, encenando batalhas a cavalo entre mouros e cristãos. A busca para recuperar esta tradição de nosso município ganhou força após a criação da Comissão Municipal de Folclore que, desde o ano passado, vem promovendo ações e mobilizando a comunidade neste sentido.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE