18/10/2022

Nesta terça (18), a população de Santo Antônio da Patrulha teve a oportunidade de acompanhar a Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Na ocasião, foram apresentados os relatórios de gestão da Saúde referentes ao segundo quadrimestre do exercício de 2022. A atividade aconteceu na Câmara Municipal, podendo também ser acompanhada pelo Facebook.

A Comissão Técnica do Conselho Municipal de Saúde (CMS) fez considerações sobre os dados apresentados. Foi observado que 21,82% dos recursos do município são aplicados em Saúde, 6,82% a mais do que o mínimo exigido pela Lei Complementar 141/2012.

Em análise comparativa entre as despesas executadas no mesmo período de 2022 e 2021, ficou claro que, apesar das receitas terem diminuído em 8,49%, o percentual aplicado em Saúde ficou acima dos 15% obrigatórios, tendo, inclusive, aumentado em 2,52%. Por outro lado, as despesas em saúde subiram 23,18%, demonstrando o melhor aproveitamento dos saldos remanescentes de recursos vinculados. Ainda houve redução nas despesas com material de consumo, serviços de terceiros, pessoa jurídica e outros custos.

Outro tópico destacado na apresentação foi o do elevado número de faltas de pacientes que marcam consultas especializadas, discutindo-se quais seriam os motivos para uma significativa parcela da população não cumprir estas agendas, o que também impede que outras pessoas sejam atendidas. Dentre as estratégias adotadas para a redução destes números, foi citado o faltômetro, relatório divulgado nos canais de comunicação da Prefeitura e nas Unidades de Saúde com o objetivo de demonstrar ao público qual o impacto destas ausências no fluxo dos atendimentos.

O ato contou com a participação do prefeito Rodrigo Massulo, do secretário municipal de Saúde, Antônio Selistre, e do presidente do CMS, Marcos Linden, além da presença dos profissionais da SEMSA, do Hospital Santo Antônio (HSAP) e do CMS.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA