Museu Caldas Júnior promove oficina Retalhos de Raiz - Costura Açoriana

21/09/2023

Museu Caldas Júnior promove oficina Retalhos de Raiz - Costura Açoriana
A atividade, que aconteceu no dia 12 de setembro, teve como proposta desenvolver a criatividade a partir da confecção de peças e acessórios utilizando retalhos de tecidos, além de ensinar uma técnica de artesanato açoriano com responsabilidade ambiental, através do reaproveitamento de tecidos-retalhos.
A aprendizagem foi ministrada pela proprietária do Toque Açoriano de Gravataí, Carla Gomes, e contou com a participação das integrantes do Projeto Resgatando Memórias - Técnicas Artesanais Antigas. “Esta oficina é o resultado de uma herança das mulheres açorianas que, até hoje, costuram a tradição de ressignificar pedaços de tecidos em obras primas”, destacou Carla.
Para a presidente do Museu, Rosalva Rocha, a oficina foi maravilhosa. “Valeu muito. Pra mim foi além do esperado. Um trabalho que remete à criatividade de cada uma. Uma tarde que ficará na história do Museu”, comemorou.
Ao término da oficina, que teve duração de quatro horas, as alunas receberam o certificado, além de um quadro com o seu retalho de raíz, além de uma tote bag customizada e finalizada com a técnica aprendida.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE