Município estabelece novas restrições a partir da política de Distanciamento Social do Governo do Estado

13/05/2020

Aglomeração junto à RS 030 poderá gerar notificação

O chamado Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul consiste em uma nova política de enfrentamento ao coronavírus. Ele abrange todos os municípios gaúchos. Santo Antônio da Patrulha foi classificado pelo Estado com a bandeira laranja e está seguindo novas restrições, conforme previsto nos decretos 111 - https://bit.ly/decreto_111 que adota o Sistema de Distanciamento Controlado e 112 https://bit.ly/decreto_112, que Define medidas supletivas e restritivas excepcionais para funcionamento das atividades econômicas e para controle de aglomerações de pessoas.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços poderão continuar funcionando com 30% da capacidade, com apenas um cliente por atendente e devem reservar um horário de atendimento específico para pessoas com 60 anos ou mais. Já, academias e estúdios devem reduzir o atendimento para 25% da capacidade de ocupação de acordo com o PPCI. Também cultos poderão funcionar com o limite máximo de 25%, respeitando a distância de 2 metros entre os participantes. Bares, pubs e casas noturnas não poderão abrir.

Ainda sobre as restrições, Art. 11 do Capítulo II do Decreto 112/20 proíbe nas áreas de estacionamento às margens da Rodovia ERS – 030 a aglomeração de pessoas, em qualquer dia e horário, sendo permitido o estacionamento de veículos apenas de segunda-feira a sábado, até às 20h; e aos domingos e feriados até às 14h, cabendo notificação em caso de descumprimento.

Outra medida que será adotada ainda nesta semana, após publicação de novo decreto corresponde à cobrança de multa às pessoas que circularem nas ruas sem máscaras.

O chamado Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas.

Santo Antônio da Patrulha passou de bandeira AMARELA para LARANJA , ou seja, de risco médio/baixo para risco médio.  Significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

Conforme o prefeito Daiçon Maciel da Silva, os municípios estão cumprindo as determinações do governo estadual podendo ser mais rígidos, dependendo da situação. “O importante é seguir as recomendações, cada um fazendo a sua parte para não chegar a situação em que alguns municípios brasileiros estão enfrentando, contando mortos”.

Fonte: ACS-PREFASAP