Missa de 258 anos de Santo Antônio da Patrulha é marcada por homenagens

03/09/2018

A missa em comemoração aos 258 anos da Capela Curada realizada na última sexta-feira (31/08) foi marcada por homenagens. A celebração foi a primeira comemoração oficial, desde a criação da Lei 7952, de 05 de dezembro de 2017, aprovada por unanimidade pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva. A data marca a criação da capela em 1760, pelo bispo do Rio de Janeiro Dom Frei Antônio do Desterro, através de uma portaria.

A missa celebrada pelo pároco, padre Ozeias Vieira Dos Santos e concelebrada pelo vigário auxiliar, Gilberto Fraga contou com a presença do prefeito Daiçon Maciel da Silva, da primeira dama Aglae Regina Silva, do vereador Samuel Souza, representando o legislativo municipal e da secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha. Pelo Instituto Histórico compareceram a vice-presidente Maria Helena Gil Peixoto, o tesoureiro/pesquisador Jaime Nestor Muller e a secretária Léa Teixeira Ramos. Também participaram da missa muitos festeiros com suas bandeiras.

Na ocasião, o padre Ozeias relembrou todo o processo de criação da Capela Curada. Antes da benção final, fizeram uso da palavra Jaime Nestor Muller, o prefeito Daiçon Maciel da Silva, o vereador Samuel Souza, a secretária Eliana Cunha, todos manifestando sobre data tão importante da história de nosso município. O prefeito Daiçon disse que os 258 anos marcam “o início da construção de nossa cidade e da força que a fé e a religião conduzem até hoje nossa história”. Ele disse que se sente muito orgulhoso em ter tornado oficial a comemoração dessa data e agradeceu ao Legislativo por ter entendido sua importância.

O padre Gilberto Fraga falou sobre o brasão da paróquia, que foi lançado naquela ocasião. Em nome do Instituto Histórico e Geográfico, a vice-presidente Maria Helena Gil Peixoto entregou nas mãos do prefeito um trabalho realizado pelo Instituto, intitulado "31 de Agosto de 1760. Marco Importante na História de Santo Antônio da Patrulha. (Lei 7.592 de 05 de dezembro de 2017)". O mesmo material foi entregue por Jaime ao vereador Samuel Souza.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE