Metaverso na feira do livro: saiba mais

06/07/2022

Metaverso na feira do livro

A Secretaria Municipal da Educação (SEMED) reuniu-se, nesta terça (05), com representantes da empresa Meta4chain, que será a responsável por propiciar a experiência de metaverso para as crianças na 12ª Feira Municipal do Livro. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Rodrigo Massulo.

Durante o encontro, Massulo e o vice-prefeito, Marcelo Gaúcho, puderam experienciar a realidade virtual usando os óculos apropriados para a imersão no ambiente. A proposta pensada para Feira do Livro pretende trazer essa tecnologia inovadora em alinhamento com as atividades literárias.

A ação é um passo em direção a uma futura aplicação do metaverso à educação municipal, conforme explica a secretária Josélia Fraga. “Essa não é uma experiência isolada, ela vem para se somar a um movimento que a Secretaria está fazendo de inclusão digital nas escolas, com finalidades pedagógicas bem estruturadas e que dialoguem com as novas tecnologias, inserindo, desde já, as crianças nesse universo. Nosso desejo é de que, na Feira do Livro, as crianças tenham oportunidades de vivências de inovação e tecnologia".

O metaverso é um ambiente virtual compartilhado que permite recriar experiências sensoriais em um ambiente digital, integrando o online e off-line, numa conexão entre os mundos digital e físico, fundindo realidades aumentada e virtual.

Neste ambiente é possível, por exemplo, acessar qualquer livraria conectada ao metaverso e passear por ela como na vida real. Trata-se de uma vivência imersiva, onde as fronteiras entre os mundos material e virtual se fundem. Isso permite aos alunos não apenas visualizar os conceitos, mas também se tornarem parte dele.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito